Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O que é a SAÚDE AMBIENTAL

Antes de mais peço desculpa aos leitores pela demora na atualização do blogue. No entanto, nos próximos dias irei publicar todas as informações relativas às semanas de estágio já decorridas.

Como referi, sou aluna finalista do curso de Saúde Ambiental a estagiar numa empresa de prestação de serviços na área da Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho.
De forma a poderem perceber o trabalho desenvolvido por uma Técnica de Saúde Ambiental (TSA) neste tipo de empresa, torna-se fulcral definir Saúde Ambiental e explicar quais as suas áreas de atuação.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) (2011),

“Saúde Ambiental aborda todos os fatores físicos, químicos e biológicos externos ao indivíduo, e todos os fatores relacionados com impactos nos comportamentos. Ela engloba a avaliação e o controlo daqueles fatores que podem, potencialmente, afetar a saúde. Ela é direcionada para a prevenção da doença e para a criação de ambientes de apoio à saúde. Esta definição exclui o comportamento não relacionado com o ambiente, bem como o comportamento relacionado com o ambiente social e cultural, e genética”.

Segundo o artigo 3º do Decreto-lei nº117/95, de 30 de Maio, o TSA atua no controlo sanitário do ambiente, cabendo-lhe detetar, identificar, analisar, prevenir e corrigir riscos ambientais para a saúde que possam ser originados tanto por fenómenos naturais como humanos. A atuação destes técnicos é realizada em diversas áreas, nomeadamente:

  • Proteção sanitária básica e luta contra meios e agentes de transmissão de doença;
  • Proteção sanitária especifica e luta contra os fatores de riscos ligados à poluição;
  • Higiene do habitat e promoção da salubridade urbana e rural;
  • Higiene dos alimentos e dos estabelecimentos do sistema de proteção e consumo;
  • Vigilância sanitária de sistemas de drenagem, tratamento, recolha, transporte e destino final de resíduos sólidos urbanos;
  • Saúde ocupacional;
  • Saúde escolar;
  • Educação para a saúde e formação.


Assim, nesta empresa, a minha atividade está atualmente a ser desenvolvida nas seguintes áreas da saúde ambiental:

Saúde Ocupacional
  • Compreende a participação em ações de vigilância e controlo do ambiente e segurança dos locais de trabalho;


Formação
  • Realização de ações de formação para os trabalhadores e entidades empregadoras sobre Higiene e Segurança no Trabalho, tendo em consideração os principais riscos de cada atividade, e sobre noções principais de combate a incêndio e primeiros socorros.


Fontes:
Ministério da Saúde. (1995). Decreto-lei nº117/95, de 30 de Maio. Consultado em 6 de Abril de 2012. Disponível em http://dre.pt/pdf1sdip/1995/05/125A00/33783380.pdf
Organização Mundial de Saúde (OMS). (2011). Environmental Health. Consultado em 6 de Abril de 2012. Disponível em http://www.who.int/topics/environmental_health/en/

Sem comentários:

Enviar um comentário