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terça-feira, 3 de abril de 2012

Caracterização da New-Med



A empresa New-Med nasceu no início do ano de 2003, no seguimento da crescente necessidade de prestar serviços na área de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho no nosso país.
Desta forma, a sua missão é a prestação dos serviços externos adaptados à realidade dos clientes, pelo que a sua total satisfação faz parte das principais preocupações e objetivos.
Assim, a empresa apresenta uma equipa fixa constituída por 9 pessoas, complementada por outras pessoas externas, distribuídas por diferentes departamentos:


Organograma 1 – Organização hierárquica e diferentes departamentos constituintes da empresa.

Esta encontra-se sediada na Praça do Norte, nº10ª – Bairro da Encarnação, Santa Maria dos Olivais, 1800-281 Lisboa, e a sua área de intervenção compreende os seguintes serviços:

 Medicina no Trabalho

A Medicina no Trabalho é uma especialidade médica que tem como objetivo avaliar e acompanhar a aptidão dos trabalhadores para exercer determinadas funções, de acordo com o disposto na legislação em vigor, atualmente o artigo 108º, da Lei nº102/2009, de 10 de Setembro, a qual obriga a entidade empregadora a proporcionar aos seus funcionários a vigilância médica necessária para garantir esta aptidão. Desta forma, tenta-se impedir a ocorrência de acidentes de trabalho ou o desenvolvimento de doenças profissionais ou, quando não é possível, limitar a sua ocorrência e consequências.
A Medicina do Trabalho inclui, obrigatoriamente, a realização de um conjunto de exames médicos para atestar a aptidão de um trabalhador para desempenhar determinada função, tendo em consideração o seu historial clínico, e podendo ser realizados na clínica ou nas instalações do cliente, caso existam as condições necessárias, nomeadamente: 
  • Exames de Admissão: Antes do início da atividade laboral ou nos 15 dias seguintes à admissão, se a urgência da admissão o justificar, ou exames Iniciais, quando o exame é realizado depois deste prazo;
  • Exames Periódicos: Anuais para os menores e para os trabalhadores com idade superior a 50 anos, e de 2 em e anos para os restantes trabalhadores;
  • Exames Ocasionais: Realizados sempre que se verifiquem alterações substanciais nos componentes materiais de trabalho que possam ter repercussão nociva na saúde do trabalhador, bem como no caso de regresso ao trabalho depois de uma ausência superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente.

Complementando estes exames obrigatórios, são realizados exames complementares de diagnóstico:

·         Electrocardiograma;
·         Espirometria (avaliação funcional respiratória);
·         Análises ao sangue (glicemia (diabetes), colesterol, …);
·         Análises à Urina;
·         Visiotest – rastreio oftalmológico;
·    Exame audiométrico – Rastreio de surdez profissional (para trabalhadores expostos a níveis de ruído superiores a 85dB). 

Garantindo a saúde dos trabalhadores e um bom ambiente laboral, beneficia-se a empresa, uma vez que, segundo alguns estudos, uma boa saúde física e mental dos trabalhadores aumenta a produtividade. 


Higiene e Segurança no Trabalho

Higiene e Segurança no Trabalho envolve um conjunto de tecnologias e procedimentos que têm como objetivo a proteção do trabalhador no seu ambiente de trabalho, prevenindo riscos e acidentes de trabalho. 
A empresa fornece aos seus clientes, neste âmbito, um conjunto de informações e regras de higiene e segurança de forma a evitar a exposição ao risco e assegurar a proteção do trabalhador.
De forma a auxiliar as empresas no cumprimento da legislação em vigor, a New-Med aplica os seguintes procedimentos nas empresas clientes (Artigo 98º, da Lei nº102/2009):
  • Planear a prevenção, identificando e avaliando os riscos a que estão expostos os trabalhadores;
  • Proposta de medidas preventivas de forma a eliminar ou reduzir os riscos, através da elaboração de relatórios contendo planos de prevenção;
  • Colaborar na elaboração ou avaliação de planos de emergência/evacuação de instalações, meio de combate a incêndios e primeiros socorros;
  • Aconselhar na conceção de locais, métodos e organização do trabalho, assim como na escolha e manutenção dos equipamentos de trabalho;
  • Informar os trabalhadores sobre os riscos laborais a que estão expostos, e recomendar medidas preventivas e/ou corretivas para as situações anómalas;
  • Supervisionar o aprovisionamento, a validade e a conservação dos equipamentos de proteção individual, e a instalação e manutenção de sinalização de segurança;
  • Propor a realização de exames específicos ou serviços complementares resultantes das avaliações de riscos de exposição.


Higiene e Segurança Alimentar

Com os Regulamentos CE nº 852/2004 e 853/2004, relativos à higiene dos géneros alimentícios, foram criadas novas regras de higiene visando garantir um elevado nível de proteção ao consumidor, desde a produção, industrialização, manuseamento até à distribuição dos alimentos. Estes obrigam à implementação dos princípios de HACCP (Hazards Analisys and Critical Control Points), sistema que tem como finalidade identificar, reduzir e controlar fatores de risco para a saúde do consumidor.  
Assim, a New-Med oferece um plano de trabalho para a implementação do Sistema HACCP, dando não só cumprimento às exigências legais como reforçando a proteção ao consumidor e o seu grau de confiança nos produtos que consome.
A implementação de um Sistema baseado nos princípios de HACCP passa por:
  • Definição de uma Política de Segurança Alimentar;
  • Realização de Ações de Formação, para sensibilizar e informar os manipuladores de alimentos para prevenir a ocorrência de toxinfecções alimentares;
  • Realização de Auditorias Higio-Sanitárias, de forma a averiguar as condições higio-sanitárias dos estabelecimentos, equipamentos e pessoal;
  • Cumprimento dos Pré-requisitos do Sistema: Controlo de Pragas, Estado de Saúde dos Trabalhadres, Formação do Pessoal, Controlo das Águas e Planos de Higienização;
  • Implementação do Sistema baseado nos princípios HACCP, incluindo todas as suas fases;
  • Recursos Humanos – criação de uma equipa multidisciplinar capaz de implementar o sistema, reconhecendo a empresa e planeando as tarefas, dando ações de formação, prestando assistência sempre que solicitada, ajustando os serviços às necessidades específicas de cada cliente e adequando os serviços conforme as alterações legislativas;
  • Efetuar um Controlo Laboratorial, através da realização de análises periódicas às mãos, às superfícies de trabalho, aos produtos ou matérias-primas e à água.


Outros Serviços

Para além dos serviços anteriormente especificados, a New-Med presta ainda outros serviços, nomeadamente:
  • Formação em Higiene e Segurança no Trabalho;
  • Medicina Curativa
  • Enfermagem
  • Análises Clínicas
  • Coordenação/Consultoria de Segurança na Construção Civil
  • Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva
  • Equipamentos de Extinção de Incêndios
  • Sinalética


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